Um dos fatores distintivos do projeto pedagógico da Fundação João Bento Raimundo para a infância assenta na proximidade e na interligação com as restantes respostas sociais, nomeadamente as que acolhem idosos e pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade. Uma prática inclusiva, que promove, por um lado, o diálogo entre gerações e saberes e, por outro, a aprendizagem para a diferença.
No âmbito do projeto “Virtualmente (In)Diferente”, as crianças do pré-escolar têm também contacto com práticas de realidade virtual, estimulação cognitiva e desporto adaptado. Ficam, assim, a saber como é que outros, com capacidades limitadas, conseguem observar o mundo e fruir da descoberta de cores, ambientes e sensações.
Este programa inovador, que está a ser desenvolvido nos Lares Residenciais e no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, foi distinguido, a nível nacional, com o prémio Capacitar, do BPI/Fundação La Caixa.
Jogos e outros recursos pedagógicos, muito assentes na realidade virtual, para estímulo sensorial e cognitivo de pessoas com deficiência, que aqui são explicados pelas próprias utentes do Lar Residencial e pela equipa que desenvolve o projeto.






