Um novo projeto de comunicação social acaba de nascer na Guarda. O “Futuro da Guarda” é lançado pela Fundação João Bento Raimundo e apresenta-se como «publicação de informação geral, focada na reflexão sobre a atualidade da Guarda e da região», de acordo com o estatuto editorial. Para já em suporte exclusivamente online, está acessível no endereço www.futurodaguarda.pt e tem presença nas maiores redes sociais.
O “Futuro da Guarda” surge como podcast e página de notícias e opinião. Mas, pode ler-se no documento orientador da publicação, «assenta num modelo dinâmico, que evoluirá à medida do surgimento de novos recursos multimédia e de inovadores ou reajustados canais de difusão».
Trata-se do primeiro órgão de comunicação social da região a produzir conteúdos informativos exclusivamente para podcast, disponibilizando reportagens, entrevistas, programas e rubricas temáticas. Um modelo de difusão radiofónica, sem a necessidade de manter uma estação de radiodifusão. Um self media, direcionado para públicos precisos, motivados e individualizados, que podem ouvir, ver e ler o que quiserem e quando e como quiserem.
Enquanto projeto editorial, não seguirá a agenda mediática comum: irá debruçar-se sobre os grandes temas que queira aprofundar, explicar, debater. Daí, também, a aposta na opinião, chamando novos intervenientes (em faixa etária ou em participação no espaço público), que acrescentam visões de futuro para a região.
O “Futuro da Guarda” tem como diretor e editor o jornalista Rui Isidro, que dirigiu, durante quase duas décadas, a Rádio Altitude, onde liderou o processo de modernização da estação de rádio local mais antiga do país. Coordena, desde março do corrente ano, o Gabinete Editorial da Fundação João Bento Raimundo.
A maior instituição particular de solidariedade social do concelho da Guarda, que assinala 35 anos de atividade dedicada à infância, aos séniores, à educação e à inclusão, inicia, deste modo, uma outra vertente, com a qual pretende posicionar-se no centro da reflexão acerca das causas locais, motivando dinâmicas sociais, contribuindo para a participação cívica e incentivando uma opinião pública esclarecida e interventiva.
O “Futuro da Guarda” é também um projeto formativo, concretizado em estreita articulação com as áreas de Comunicação e Multimédia da Escola Profissional da Guarda.
Parabéns ao Dr Raimundo, que fez alguma coisa pela Guarda. Não esquecer a Sua Esposa.