É a segunda vez consecutiva que a Fundação João Bento Raimundo recebe um dos prémios Capacitar, do BPI e da Fundação “La Caixa”. O programa que distingue iniciativas inovadoras de resposta social escolheu, este ano, o projeto “Virtualmente (In)diferentes”, que vai ser aplicado nos Lares Residenciais e no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão.
Em 2020 a Residência Sénior já tinha visto premiado o projeto “Estima-te!”, de apoio ao envelhecimento ativo, e agora a mesma instituição obtém o reconhecimento por um inovador plano de intervenção psicossocial, que recorre à realidade virtual para fins terapêuticos.
“Virtualmente (In)diferentes” foi desenvolvido pela equipa técnica da fundação e pretende, através de práticas de estimulação multissensorial e de desporto adaptado, contribuir para a descoberta e aprendizagem de novas sensações e emoções. O objetivo é aliar a terapia ao bem-estar de cidadãos com deficiência.
A secretária-geral da Fundação João Bento Raimundo, Joana Carvalho, o coordenador do projeto, Jorge Castro, a psicóloga Rute de Abreu (responsável técnica dos lares residenciais) e a fisioterapeuta Filipa Fonseca explicam como vai desenrolar-se o programa.