A estação do porto seco da Guarda

Os conceitos de Porto Seco e de Janela Única Logística têm enquadramento jurídico em Portugal desde 2019 [DL 53/2019 e DL 158/2019], com o objetivo de simplificar, harmonizar e desmaterializar procedimentos para maximizar a utilização e a intermodalidade das infraestruturas portuárias e ferroviárias no transporte internacional de mercadorias.

Em agosto de 2020 a Guarda foi escolhida para receber (ou para ser, porque não se trata apenas de obra física) o primeiro Porto Seco do país, tendo o Conselho de Ministros aprovado esse estatuto aduaneiro em 2021, em simultâneo com a concessão do terminal ferroviário de mercadorias da Guarda à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Paralelamente, foi projetada e está praticamente concluída a ampliação do layout da estação da Guarda para receber, em simultâneo, vários comboios de mercadorias de grandes dimensões.

É o progresso dessas obras que pode ser visto nesta galeria de imagens recolhidas pelo Futuro da Guarda ao longo primeiro semestre de 2024.