TMG recebe financiamento nacional de 800 mil euros para programação reconhecida como uma das melhores do país

O Teatro Municipal da Guarda (TMG) está entre os 38 equipamentos culturais de todo o país contemplados no Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses do Ministério da Cultura. A decisão, tornada pública no início desta semana pela Direção-Geral das Artes, é o culminar de um processo («o primeiro a ser promovido no país», sublinha a entidade promotora) que recebeu 61 candidaturas, tendo sido admitidas 57.

O TMG não só chegou à fase final como foi classificado entre as 12 salas de espetáculos que vão receber o montante máximo previsto: 800 mil euros repartidos por quatro anos, até 2025. Na região, apenas a programação cultural da Câmara Municipal de Seia conseguiu um valor de 600 mil euros, o segundo nível mais elevado de quatro (200 mil, 150 mil, 100 mil e 50 mil euros anuais).

A proposta de programação do Teatro da Guarda é assim reconhecida entre as melhores submetidas a este concurso, grupo onde se incluem as apresentadas por equipamentos como o Theatro Circo de Braga, o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), a Casa da Artes de Vila Nova de Famalicão, o Teatro Municipal de Vila Real e o Teatro Garcia de Resende (Évora), entre outros.

«As entidades que concorreram foram avaliadas tendo em conta a apresentação de um plano de programação dedicado às artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), podendo ainda incluir outras áreas, como o cruzamento disciplinar, artes visuais, cinema, residências e ações de mediação e de formação», refere a Direção-Geral das Artes em comunicado. O objetivo principal é «promover uma oferta cultural regular e contínua em todo o território».

O Teatro Municipal da Guarda completa, no próximo dia 25 de abril, 17 anos de existência.