Português para alunos estrangeiros e competição no WorldSkills: Escola Profissional da Guarda quer abrir-se ao mundo

A Escola Profissional da Guarda vai, no ano letivo que começa, ter aulas de Língua Portuguesa para alunos estrangeiros. O crescente número de estudantes provenientes de outros países leva à oferta de novos modelos de apoio pedagógico «para responder aos desafios sociais e demográficos que se estão a impor». A Ensiguarda quer, deste modo, acompanhar «o novo paradigma de sociedade», explica a diretor pedagógica, Tânia Trindade:

A escola, a entrar no 19º ano de funcionamento, quer continuar «a abrir-se ao mundo». Um dos projetos também em curso passa pela participação no campeonato das profissões WorldSkills. Alunos de Mecânica e Informática vão estar estar presentes no SkillsPortugal Norte 2024:

Este campeonato nacional tem objetivo a seleção dos jovens mais qualificados para representar Portugal nas competições internacionais do EuroSkills em 2025 e do WorldSkills em 2026.

A «preocupação com a formação global dos alunos» traduz-se também nas aulas de Espanhol que vão ser ministradas pela primeira vez na Escola Profissional da Guarda, num modelo que permitirá conceder o diploma DELE, outorgado pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério de Educação e Formação Profissional de Espanha.

Em colaboração com os Bombeiros da Guarda haverá igualmente ações de formação em suporte básico de vida, para todos os alunos, mesmo os que não frequentam a área da Saúde, revela Tânia Trindade:

Este domingo, na véspera do início das aulas, a Escola Profissional acolheu os alunos que vêm de outras zonas da região e do país e que vão ficar alojados na residência de estudantes.

A reputação deste estabelecimento de ensino, o modelo pedagógico (com o duplo programa de ensino, profissional e secundário, que permite concorrer ao superior) e a existência de alojamento próprio para os alunos deslocados estão entre os fatores de escolha por parte de jovens e famílias.

É o caso relatado por esta mãe de um novo aluno proveniente da Covilhã:

O pai de um aluno que vem de Alfândega da Fé diz que a Escola da Guarda foi a escolha «para um jovem que tem o desejo de evoluir»:

Os cerca de 450 alunos iniciam as aulas esta segunda-feira, dia 16, numa escola em permanente melhora de instalações e renovação tecnológica.