A Escola Profissional da Guarda volta a ocupar um lugar cimeiro, a nível nacional, no ranking dos estabelecimentos de ensino profissional que tiveram mais de uma centena de alunos a concluir a formação.
Os dados conhecidos esta sexta-feira, referentes a 2023, confirmam a consolidação da posição da Ensiguarda, no topo e com vantagem destacada, no restrito conjunto de escolas que ministram exclusivamente cursos profissionais e onde há maior número de estudantes.
Foram 125 os alunos a concluir o último ano do ciclo de ensino profissional (o equivalente ao 12º ano no ensino secundário), um patamar apenas alcançado por 58 escolas em todo o país, num total de 694 que ministram cursos profissionais.
A Escola da Guarda é a primeira deste ranking, que resulta da ponderação de vários indicadores e resultados pedagógicos. Refira-se que as restantes estão situadas maioritariamente no litoral e nas grandes áreas metropolitanas, em concelhos como Porto, Amarante, Vila Nova de Famalicão, Viana do Castelo, Sintra, Vila Franca de Xira ou Lagos.
No ranking geral do ensino profissional, a Escola Profissional da Guarda está na posição 29, mas à frente tem estabelecimentos, de várias zonas do país, com um número muito baixo de alunos, maioritariamente a indiciar a existência de apenas meia turma (há várias situações de 15, 16 ou 17 estudantes).
No distrito da Guarda, a Escola Profissional de Trancoso (na posição 203 a nível nacional) teve 73 alunos no último ano do ciclo de ensino, o Instituto de Gouveia teve 30 alunos, a Escola Profissional Serra da Estrela (em Seia) teve 53 alunos e a Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas teve apenas 8 alunos.
No ranking geral do Ensino Secundário, a Escola Secundária da Sé, na Guarda, é, entre as do distrito da Guarda, a que consegue melhor posição (está em 82º lugar a nível nacional), seguindo-se a Escola Secundária de Gouveia (lugar 212), a Escola Secundária de Pinhel (lugar 218), a Escola Secundária de Aguiar da Beira (lugar 244), a Escola Secundária de Seia (lugar 263), A Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda (lugar 284), a Escola Secundária de Trancoso (lugar 385), a Escola Secundária de Celorico da Beira (lugar 476) e, por último, a Escola Secundária do Sabugal (lugar 507). Isto num total de 649 posições.
Recentemente, a Escola Profissional da Guarda obteve também as mais altas classificações numa avaliação externa ordenada pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência: Excelente no domínio de liderança e gestão; Muito Bom nos domínios de prestação do serviço educativo, resultados e autoavaliação.






